top of page

Saúde mental e os

hábitos alimentares

Por Artur Cunha

Para descobrir mais sobre a relação entre a alimentação o nutricionista Marcelo Lopes nos esclarece diversas dúvidas sobre a relação entre a saúde mental e os hábitos alimentares, como profissional de saúde ele enxerga a obsessão pela magreza das modelos como um problema sério a ser discutido.

​

Perguntei a ele sobre as consequências do emagrecimento quando acontece muito rápido e sem supervisão de um profissional, usamos como exemplo o caso da Luana Mastrillo modelo e miss que declarou ter perdido mais de 11 kg rapidamente e de forma não saudável, para participar do Miss Ceará 2016.

 

Marcelo fala que a melhor escolha para um emagrecimento saudável é o acompanhamento com um nutricionista ou outro profissional da saúde durante a dietoterapia, assim a pessoa consegue emagrecer bem, sem perder os nutrientes mais importante. Marcelo também lembra que uma das consequências principais das tentativas não sadias de emagrecimento é a desnutrição aguda que pode causar fraqueza, insônia, distúrbios alimentares e até psicológicos.

​

Após a competição, Luana afirma que as fortes pressões psicológicas que sofreu durante a participação fizeram com que ela lidasse com o stress de uma maneira não saudável, o que causou o ganho de aproximadamente 20kg. Como nutricionista, Marcelo afirma que os impactos desse tipo de alimentação compulsiva para a saúde são uma forma de compensação do organismo.

 

Como Luana não reeducou seu organismo, apenas restringiu sua alimentação, o objetivo da perda de peso foi alcançado e seu subconsciente fez com que ela compensasse o mérito de ter atingido a perda desejada com os alimentos que se privou durante a dieta não saudável.

"É de extrema necessidade uma preparação com foco no objetivo final para manter a saúde mental e alcançar uma perda de peso saudável"

"A saúde mental é a base para a saúde do corpo, a mente é a estratégia e o corpo é a batalha"

Para Marcelo a saúde mental e os hábitos alimentares são bastante interligados, ele afirma que caso a pessoa não se encontre mentalmente preparada e educada para esse tipo de alimentação e dieta ela não irá conseguir manter o ritmo por muito tempo.

 

As duas coisas estão totalmente relacionadas com o psicológico e é de extrema necessidade uma preparação com foco no objetivo final para manter a saúde mental e alcançar uma perda de peso saudável. "Isso também vale para outras coisas além da alimentação, até no trabalho e estudos interações sociais. A alimentação e o psicológico caminham juntas, uma alimentação regular pode melhorar seu estado mental", afirma Marcelo.

​

"Como nosso apetite é mediado pela glândula hipófise que media vários neurotransmissores e hormônios responsáveis pelo prazer e apetite. A saúde mental é a base para a saúde do corpo, a mente é a estratégia e o corpo é a batalha. A pessoa tem que decidir o que quer e pôr em prática", acrescenta.

​

​

Já sobre os seus conhecimentos sobre as técnicas de emagrecimento rápido presentes nesse ramo de competições de beleza como o Miss Brasil e comumente utilizado pelas profissionais do ramo, Marcelo completou sua entrevista dizendo;

 

"As dietas que elas praticam são muito restritivas, que não trazem aspectos saudáveis pro indivíduo, nem vitaminas ou sais minerais. Se elas se alimentaram 3 vezes ao dia eu diria que é muito. Restringem bastante carboidrato e focam mais na proteína isso gera um catabolismo muito grande e uma perda da massa magra que é a nossa saúde, nossas proteínas que são a nossa base, formando nossos músculos, cabelos".

​

bottom of page